Reestruturação

Recuperando o valor e o desempenho!

Reestruturação de Empresas

Turnaround

O que é?

Assessoria para recuperar o valor e o desempenho de uma organização.

Para quem?

Empresas em situação de crise ou risco, caracterizadas pelo declínio do desempenho financeiro, operacional ou mercadológico.

Como trabalhamos?

Metodologia

Com intervenções profundas e precisas, conduzimos o processo de reestruturação através de “Squads – Financeiro, Operacional e Estratégias de Mercado”, assumindo interinamente a gestão e a operação da empresa, a fim de garantir o controle e o sucesso desse trabalho.

As principais etapas desse processão são: “Diagnóstico”, “Contenção”, “Estabilização” e “Recuperação”.

Escopo do trabalho

Serviços

Consiste em uma análise detalhada e abrangente das causas deste declínio, identificando os fatores internos e externos causadores desta crise.

Os fatores internos são aqueles que estão sob a gestão da empresa, tais como administração ineficiente, expansão acelerada e desordenada, alto grau de endividamento, ausência ou deficiência de controles, estratégias mal elaboradas, outros.

Os fatores externos são aqueles que a empresa não possui controle direto, tais como crises econômicas, mudanças regulatórias de mercado, aumento e eficiência dos concorrentes, alterações nos hábitos de consumo das pessoas, política dos fornecedores e canais de distribuição, entre outros.

Além disso, serão analisadas as informações econômico-financeiras (indicadores, composição da dívida, disponibilidades, outros ativos e passivos), bem como os pontos fortes e fracos (pessoas, processos, sistemas, produtos e serviços), as oportunidades e as ameaças (mercado, concorrentes, clientes e fornecedores).

Esse diagnóstico determinará a gravidade da situação, evidenciando as prioridades, as necessidades e a intensidade das ações, possibilitando a definição das estratégias e a elaboração do “plano de reestruturação”, que deve apresentar de maneira específica, objetiva, realista e mensurável, todas as ações com os seus respectivos objetivos e metas.

Foco na gestão do caixa e do capital de giro, a fim de conter o mais rápido possível o declínio do resultado financeiro, revertendo o estado crítico e aumentando as chances de sobrevivência da empresa.

Principais ações (a curto prazo):

  • Adequação/alongamento das dívidas com os credores, de acordo com a capacidade de pagamento da empresa;
  • Melhoria do ciclo financeiro e diminuição das necessidades de capital de giro, através da renegociação dos prazos de pagamento com fornecedores, e priorização das vendas com maior giro e menor necessidade de caixa;
  • Aumento da liquidez através da antecipação dos recebíveis e monetização dos ativos (estoques, ativo fixo e investimentos em outras empresas) com a menor perda financeira;
  • Redução dos gastos fixos e variáveis que não agregam valor aos processos e ao negócio (tudo que não for imprescindível);
  • Alongamento do passivo tributário, através da reversão e parcelamento dos impostos.

Consiste em mudar todo o “contexto interno” da empresa, ou seja, tudo aquilo que está relacionado aos funcionários e aos processos operacionais, visando recuperar a produtividade e o desempenho, contribuindo para a melhoria do resultado financeiro.

Principais ações (a curto/médio prazo):

  • Adequação do quadro de pessoal, reduzindo os níveis hierárquicos e operando matricialmente como uma “Cadeia de Valor”;
  • Otimização dos processos (políticas, procedimentos e sistemas para automação), visando melhorar a eficiência operacional através de entregas rápidas e com a menor utilização de recursos (pessoais, materiais e financeiros);
  • Revisão das “estruturas e do mix de produtos/serviços”, com o objetivo de reduzir os custos e aumentar a margem de contribuição;
  • Revisão da política de preços e comissionamentos (vendedores, representantes e parceiros) e das ações de marketing/vendas;
  • Reestruturação societária e planejamento tributário, visando a redução dos impostos incidentes nas transações e obrigações fiscais;
  • Implantação de “Compliance e Governança”, para a identificação rápida e precisa de desvios dos principais indicadores de desempenho, bem como qualquer desalinhamento com as estratégias, possibilitando a adoção de medidas preventivas e corretivas para reestabelecer os rumos da reestruturação;
  • Desenvolvimento de “Líderes” com uma abordagem enérgica, direta, objetiva e com senso de urgência, além de habilidade para conduzir as ações e contornar as adversidades, engajando e recuperando a confiança e o desempenho dos demais colaboradores.

Consiste em mudar todo o “contexto externo” da empresa, ou seja, tudo aquilo que está relacionado ao mercado-alvo, público-alvo, fornecedores, canais de venda e distribuição, visando melhorar a competitividade e a rentabilidade sobre os investimentos.

Principais ações (a curto/médio/longo prazo):

  • Reestruturação do modelo de negócios, das ofertas (produtos/serviços), do mercado-alvo (regiões/praças) e do público-alvo;
  • Revisão das estratégias de marketing, vendas e comunicação;
  • Desenvolvimento de novos fornecedores e canais de venda/distribuição;
  • Análise da concorrência (posicionamento, ações, vantagem competitiva, situação financeira e market share).

Cases

Está enfrentando uma crise financeira, operacional ou mercadológica?

Ajudamos as empresas com a nossa expertise em gestão de crises, atuando na rápida contenção do declínio, revertendo o estado crítico, organizando e recuperando a capacidade de crescimento de maneira sustentável!

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