Transações

Criando valor além da transação!

Assessoria em Transações

Deals

O que é?

Assessoria no processo de compra, venda, fusão, cisão ou joint-venture entre empresas, empreendedores ou investidores.

Para quem?

Empresários e investidores que buscam novas oportunidades de negócio ou que desejam transformar a sua participação em valor.

Como trabalhamos?

Metodologia

Conduzimos todas as etapas do processo de “Fusões e Aquisições (M&A – Mergers and Acquisitions)”, conectando as partes interessadas e intermediando as negociações, a fim de obter o melhor resultado na transação!

Escopo do trabalho

Serviços

  • Diagnóstico Estratégico: Estudo com o objetivo de analisar a empresa e o seu mercado de atuação (SWOT – Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças), bem como a motivação e os interesses dos sócios em uma eventual transação.
  • Tese de Investimento: Estratégia a ser utilizada para atração e negociação com os potenciais compradores (targets), a partir da identificação dos objetivos e expectativas dos sócios da empresa.

Visa determinar o valor justo da empresa, através das metodologias aceitas pela legislação e pelo mercado. Corresponde a um “valor de referência” para as negociações. Principais métodos utilizados para a avaliação de empresas:

  • Fluxo de caixa descontado: É o mais utilizado e completo. Considera fatos históricos, imobilizados, lucros, projeções de mercado, clientes, marcas e riscos;
  • Múltiplos de mercado: É muito simplista e arriscado. Calcula o valor com base em empresas semelhantes e transações já realizadas no mercado (Exemplo: N x Faturamento; N x Ebtida, outros);
  • Liquidação de ativos: É muito limitado. Calculado pela diferença soma de todos os “ativos” menos a soma de todos os “passivos”;
  • Contábil: É pouco utilizado e imediatista. Considera apenas o valor do patrimônio líquido no balanço patrimonial da empresa.
  • Memorando de Informações: Compilado de informações estratégicas sobre a empresa, seu mercado e a “Tese de Investimento”, visando detalhar aos potenciais compradores todas as informações relevantes sobre o negócio. Só deve ser disponibilizado após assinatura de “Acordo de Confidencialidade”.
  • Teaser: Resumo dos pontos mais relevantes e diferenciais da empresa, para atrair o interesse da outra parte em uma eventual sociedade. Contempla, ainda, a estratégia de geração de valor para potenciais compradores/vendedores. Nesse momento ainda não deve ser revelada a identidade da empresa.
  • Acordo de Confidencialidade (NDA): Para que possa haver maior segurança na abertura de dados e informações de caráter estratégico e sigiloso da empresa, indispensáveis à análise do negócio, o potencial comprador assina esse documento comprometendo-se a não revelá-los.
  • Memorando de Entendimentos ou Carta de Intenções (MOU ou LOI): Acordos que formalizam o interesse inicial e comum dos envolvidos na transação, nos termos e condições acordados para a concretização do negócio. Normalmente, é assinado quando as partes já receberam informações umas das outras e precede a “Due Diligence”.
  • Contrato e Acordo de Integração/Transição: Formalização da transação, incluindo o escopo do que está sendo comprado/vendido, o preço e as condições de pagamento, as garantias, as responsabilidades e as obrigações das partes. Além disso, é de fundamental importância o acordo com o detalhamento de como será conduzido o processo de integração/transição das operações (pessoas envolvidas, atividades a serem realizadas e prazos).

Procedimentos de auditoria, pelo potencial comprador, de diversos aspectos da empresa, dentre eles documentos e informações contábeis, fiscais, financeiros, técnicos, operacionais e legais, cujo objetivo é a verificação da situação da empresa e a definição de providências para mitigação de possíveis riscos relacionados à transação.

Cases

Pretende comprar, vender, fundir, dividir ou se associar a uma empresa ou projeto?

Atuamos tanto do lado comprador (buy-side) quanto do vendedor (sell-side), provendo assessoria em todas as etapas, a fim de obter maior êxito na transação, seja no aspecto financeiro ou na transição operacional!

Scroll to Top