Avaliação de Empresas (Valuation)

Avaliação de Empresas (Valuation)

“Valuation” é um termo de origem inglesa que significa “Avaliação de Empresas”.

Para que serve?

O “Valuation” serve para determinar o valor justo de uma empresa ou de um ativo, o que é fundamental para uma boa negociação, seja de compra, venda, fusão ou cisão.

Sabendo o valor da sua empresa, você consegue negociar melhor as participações societárias entre os sócios.

Para os empreendedores, o “Valuation” permite negociar de forma justa e também ter um argumento para buscar investimentos. 

Isso vale especialmente para “Startups”, em que a captação de investimentos faz parte do seu modelo de negócio. 

Avaliação de Empresas (Valuation)

Principais métodos para Avaliação de Empresas

Existem alguns métodos para determinar o valor de uma empresa. Os 3 principais e mais utilizados são:

  • Avaliação por Liquidação: considera a venda de todos os bens listados no balanço, como imóveis, máquinas e equipamentos. A partir disso, soma-se o dinheiro disponível obtendo-se um resultado, do qual desconta-se todas as dívidas para obter o valor da empresa. Este método é simples de se calcular, porém, limita-se aos imobilizados e não considera outras informações como, por exemplo, a carteira atual de clientes da empresa;
  • Avaliação por Múltiplos: estima-se o valor por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDA (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização). Neste método, considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual. A avaliação por múltiplos não contempla, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros do segmento;
  • Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: neste método o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar. Ele é bem mais completo que os métodos anteriores, pois melhor retrata o valor justo do negócio. Contempla a previsão do ambiente externo, o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado. O método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros. Além disso, torna-se indicado por estar em conformidade com as atuais regras contábeis.

Cuidado!

O valor justo de uma empresa serve apenas como base para uma negociação, ou seja, não significa que a empresa será comprada ou vendida por esse valor. Portanto, para evitar a perda desse valor em uma negociação é preciso tomar alguns cuidados.

Confira as nossas recomendações:

  • Utilize o método mais adequado ao momento do seu negócio (estágio do ciclo de vida, segmento de atuação e objetivos estratégicos);
  • Busque informações de fontes confiáveis, e que possam ser comprovadas para a definição das premissas de projeção;
  • Contrate um profissional experiente e devidamente qualificado, para que todas as  práticas e regras da legislação vigente sejam respeitadas.

Se você está pensando em comprar, vender, fundir, incorporar ou particionar uma empresa ou projeto, saiba como a nossa “Assessoria em Transações” poderá te ajudar.

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