Implantar a Inovação

6 Dicas para Implantar a Inovação

Você recebeu a grande tarefa de transformar um negócio e não sabe por onde começar? Não entre em pânico! Reunimos 6 dicas para implantar a inovação em seu negócio e obter grandes resultados.

 

1- Adote uma mentalidade de iniciante para ver as possibilidades à sua frente

Acredite ou não, não saber por onde começar realmente funciona a seu favor. Na mente do iniciante, existem muitas possibilidades, enquanto na mente do especialista existem poucas. Esteja aberto para explorar, em vez de estar muito focado na solução.

 

2- Seja multifuncional e transparente para impulsionar a diversidade

Não há espaço para preconceitos na mente do iniciante. No entanto, há espaço para transparência e diversidade. As organizações são como um funil de vendas – para encontrar novos negócios e novos caminhos para os negócios, você precisa estar aberto à ideia de gerar muitos novos negócios. O mesmo se aplica à inovação – você precisa estar aberto a muitas ideias.

Ideias diversas não virão de um grupo seleto de pessoas ou de indivíduos com características semelhantes, por mais criativos que sejam. Ideias diversas vêm de pessoas com habilidades diversas e a única maneira de alcançá-las é por meio da transparência, inclusão e trabalho multifuncional.

 

Implantar a Inovação

3- Por que você quer inovar? Defina uma meta estratégica

A maioria das organizações declinará gradualmente se não fizer nada diferente – os concorrentes diversificarão, o ambiente mudará, os clientes não esperarão mais. Não há dúvida de que devemos inovar, isso é um fato!

No entanto, é importante enquadrar a inovação de maneira adequada, configurando-a de forma que as pessoas a levem a sério. A primeira coisa a fazer para conseguir isso é definir uma meta clara. A meta precisa ser motivadora, realista, relevante e com prazo determinado.

As metas são mais poderosas se forem expressas como um desafio ou uma visão. Por exemplo, ‘Entraremos no mercado X e alcançaremos as 3 primeiras posições em X anos’.

 

4- Decida que tipo de inovação você fará

Existem três horizontes que você precisa ter constantemente em vista, e estar ciente dos tipos de habilidades que você precisará para seguir em cada uma dessas direções. Você vai lançar um programa de melhoria contínua, melhorar processos, pensar em como você pode cortar custos? Ou você vai para o outro lado do espectro e explorar possibilidades disruptivas?

Frequentemente, há uma lacuna entre essas duas abordagens: você tem a montanha onde os negócios normais estão funcionando, a outra onde os inovadores estão se transformando, e o ponto cego no meio – a evolução gradual da organização.

 

5- Faça com que a liderança entenda a necessidade de mudança cultural

Tradicionalmente, a liderança envolve comando e controle para obter o foco correto dos funcionários. A liderança de hoje é sobre como criar o ambiente certo, na empresa que irá promover a inovação e a produtividade.

Há uma razão para essa mudança – as principais fontes de fracasso são a cultura e o comportamento. Para mudar a cultura e construir um sistema de inovação forte e sustentável, você precisa de seis recursos de inovação:

  • Valor: qual é o propósito da inovação e como ela se relaciona com sua estratégia de negócios?
  • Ambiente: crie uma atmosfera onde os funcionários sejam motivados e inspirados a apoiar e implantar a inovação.
  • Ecossistema: a inovação não se limita à área de P&D, mas é aberta a toda a empresa e seu ecossistema.
  • Gestão da inovação: quais são os processos, ferramentas e atividades que impulsionam a inovação?
  • Propriedade intelectual: seja claro sobre a propriedade intelectual, especialmente ao envolver seu ecossistema.
  • Gestão do valor: como você mede o resultado da inovação?

6- Complete o quebra-cabeça da inovação conectando confiança e mudança cultural

A primeira coisa a se considerar quando você embarca em um programa de inovação ou mudança, é a confiança. Se não confiarmos um no outro, nada vai funcionar. Você constrói confiança ao conectar quatro componentes:

  • Conscientização: entender o código do DNA corporativo, a situação específica desta empresa. Isso permitirá que você controle os fios certos para iniciar a mudança cultural.
  • Coaching: inspire as pessoas e resolva seu medo de mudanças.
  • Ancoragem e comunicação: como você comunica aos seus funcionários qual é a missão da jornada de mudança?
  • Cenários: crie cenários e ferramentas para mudança.

Concluindo, a inovação não é um objetivo, mas sim uma forma de ser. É um desafio cultural e humano que não tem nada a ver com negócios, estratégia ou tecnologia, mas sim sobre os seres humanos em uma organização. 

Mais fácil falar do que fazer. Existem muitos componentes que você precisa considerar quando estiver mudando uma cultura organizacional, começando antes de mais nada, com sua mentalidade.

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