Reestruturação de Empresas

Reestruturação de Empresas em Meio a Covid-19

Reestruturação de Empresas: Organizações de diversos portes e segmentos de mercado foram profundamente impactadas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no Brasil e no mundo.

Trata-se de uma crise sem precedentes e sem fronteiras, com reflexos humanitários, sociais, econômicos e culturais imensuráveis.

Para muitas organizações, será preciso fazer reestruturações financeiras e operacionais para sobreviver a essa turbulência, que não temos clareza de quando chegará ao fim.

 

“A reestruturação financeira é uma condição emergencial de contorno, para que sua empresa tenha fôlego e tempo para fazer a reestruturação operacional e sobreviver.”

Pensando nisso, e com o intuito de ajudar diversos empreendedores em situação de crise, reunimos algumas das principais ações que podem ser implementadas rapidamente para a reestruturação de empresas:

Reestruturação de Empresas

Finanças:

  • Faça um planejamento cuidadoso, que leve em consideração a sua atual realidade (disponibilidade de caixa e reservas) e as expectativas (mais realistas possíveis) de recuperação do segmento em que você atua;
  • Revise o fluxo de caixa, identificando quais são os gastos imprescindíveis (obrigatórios), negociáveis (podem ser prorrogados) e complementares (podem ser eliminados temporariamente);
  • Avalie a sua estrutura de custos de maneira estratégica, procurando balancear as ações de redução (eliminação/substituição de matéria-prima ou mão-de-obra) e de manutenção (para evitar disrupturas/perdas);
  • Identifique e implemente alavancas de custos e aumento de rentabilidade (alavancagem = captação de recursos de terceiros);
  • Avalie os benefícios fiscais frente às novas regulamentações divulgadas durante a crise (parcelamento/prorrogação/isenção de impostos);
  • Negocie com credores e fornecedores (descontos, aumento do prazo para pagamento ou maior parcelamento, redução da quantidade mínima dos pedidos);
  • Otimize o capital de giro, considerando as novas necessidades do negócio (priorize tudo aquilo que gere caixa a curto prazo);
  • Identifique oportunidades para fusões e aquisições (de concorrentes, parceiros ou de soluções complementares).

Clientes e Receitas:

  • Revise o portfólio/mix de produtos/serviços para o cenário atual (priorize aqueles com maior volume e margem de contribuição);
  • Priorize os clientes-chave, procurando engajá-los em seus esforços para apoiar a recuperação do negócio (economia local);
  • Reforce a fidelização, recompensando os clientes e oferecendo condições diferenciadas (dentro das possibilidades, sem sacrificar as margens);
  • Busque novas fontes de receitas (serviços complementares) e revise sua estratégia comercial (campanhas/promoções, canais de vendas, redes sociais, loja virtual);
  • Mantenha uma estratégia de comunicação clara e consistente, considerando os clientes e também os funcionários que interagem diretamente com eles, a respeito das medidas adotadas na fase de retomada dos negócios;
  • Entenda quais mudanças causadas pela pandemia no comportamento dos clientes serão permanentes e redesenhe o modelo de negócios para incorporar as adequações necessárias;
  • Reveja os modelos de interação com clientes, com foco na experiência dos clientes (novo perfil de consumo e novas formas de interação);
  • Revise os canais de atendimento a clientes, combinando meios físicos e digitais.

RH/Colaboradores:

  • Ajuste a estrutura de pessoal para a necessidade da sua empresa durante a crise (corte/redução e adesão aos programas do governo);
  • Planeje quando e como promover o retorno dos profissionais ao ambiente de trabalho, com atenção aos novos protocolos de segurança e distanciamento social;
  • Considere quais atividades podem ser mantidas em trabalho remoto;
  • Estude se alguma função deve ser terceirizada, de forma parcial ou completa;
  • Adeque os treinamentos e a capacitação para o formato digital;
  • Avalie os critérios de bônus e remuneração, para manter competitividade e sustentabilidade;
  • Reveja e atualize as políticas de licenças, viagens, mobilidade local e global;
  • Reforce a comunicação, seja rápido e transparente.

Compras e Operações:

  • Monitore os seus fornecedores e terceiros, avaliando vulnerabilidades e riscos de disrupturas (acione o plano de contingência quando necessário);
  • Mantenha um levantamento atualizado sobre matérias-primas, embalagens, materiais e serviços essenciais necessários para as entregas críticas ao seu negócio;
  • Acompanhe as iniciativas dos seus fornecedores estratégicos, como otimização de distribuição, planejamento de produção (volumes) e situação financeira;
  • Revise e adeque a sua cadeia logística e de suprimentos, de acordo com as alterações aplicadas no modelo de negócio (ex: canais físicos x e-commerce);
  • Antecipe formas para garantir a flexibilidade operacional, ajustando o estoque e a demanda com a retomada.

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