Ponto, Linha e Plano

Transformação digital: Ponto, Linha e Plano

A transformação digital não é um tema para o futuro! Ela está acontecendo agora e é uma questão de sobrevivência para todas as empresas! 

Trata-se de um processo de mudança estrutural e cultural, no qual as empresas fazem uso da tecnologia para ampliar o alcance da marca, melhorar a experiência e a satisfação dos clientes, incrementar as receitas, reduzir custos, melhorar o desempenho operacional,  agilizar o processo de decisão para atender as demandas do mercado, entre outros benefícios. 

As empresas que não mudarem a forma como fazem suas estratégias terão muitas dificuldades em terem sucesso daqui pra frente.

A estratégia do Alibaba: Ponto, linha e plano!

Há uma abordagem muito interessante e super atual criada por Ming Zeng, que foi Estrategista-Chefe do Alibaba por mais de 10 anos. Ele atualiza a abordagem estratégica tradicional considerando que pessoas e empresas nessa era digital e interconectada vivem em um ecossistema com três papéis: Ponto, linha e plano!

 

“Ponto”

Os pontos são indivíduos ou empresas que possuem habilidades super especializadas, que entregam sua expertise de forma excepcional, mas que geralmente não conseguem sobreviver por conta própria. 

São empresas de nicho que não possuem operações complexas. Eles precisam da força da rede para que seus negócios tenham vida.

 

“Linha”

As linhas controlam uma cadeia específica. São empresas tradicionais que coordenam diversas funções para criar um produto ou serviço.

Empresas B2C são exemplos clássicos de empresas do tipo “linha”. Elas oferecem produtos e serviços diretos ao cliente, coordenando diversos pontos ao longo da cadeia.

 

“Plano”

São plataformas que facilitam a operação de um ecossistema, onde empresas do tipo “Ponto” e “Linha” se conectam para formar uma grande rede interligada. Alibaba, Facebook ou Google são exemplos de empresas do tipo “Plano”.

O que as empresas do tipo “Plano” têm em comum é que elas não vendem produtos e serviços no sentido tradicional. Sua proposta de valor é conectar! A vantagem competitiva dessas empresas surge por meio da eficiência dessas conexões. O produto de uma empresa “Plano” é um mercado. A missão de uma empresa “Plano” é ser o dono esse mercado.

Ponto, Linha e Plano

A estratégia do Magazine Luiza!

O “Magalu” traz essa abordagem do “Ponto, Linha e Plano” de Zeng há muitos anos. Começou com um bem-sucedido modelo de “Linha”. Uma empresa multicanal e lucrativa de bens duráveis.

Porém, em 2018, decidiu mudar para o “Plano”, se transformando em um ecossistema, com foco em varejo, alinhado com o propósito da empresa da democratização do acesso, da inclusão digital de empresas e consumidores brasileiros.

Em 2019, o foco foi o aumento da escala, adquirindo outras empresas, como a Netshoes, a Época Cosméticos e a Estante Virtual.

Em 2020, até o começo do ano, a empresa pretendia focar na integração das empresas adquiridas, além dos lançamentos como o MagaluPagamentos, MagaluPay e MagaluEntregas.

Para o “Magalu”, o modelo parece estar caminhando muito bem. As vendas em 2019 aumentaram 51% e o ecommerce cresceu 93% e representa 48% das vendas totais.

E qual é a estratégia da sua empresa? 

Vivemos numa era onde a tecnologia e a sociedade estão evoluindo mais rápido do que o mercado consegue acompanhar. Isso cria o cenário propício para uma nova era de lideranças, uma nova geração de modelos de negócio que é impulsionada pelo dilema “adapte-se ou morra”! 

Por isso, ajudamos as empresas a criar novos modelos de negócios ou reinventar os modelos atuais, viabilizando a entrega da proposta de valor para o cliente, com eficiência operacional, agilidade e crescimento exponencial.

Conheça o que podemos fazer pela sua empresa!

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