Reestruturação Empresarial

Dicas para uma reestruturação empresarial de sucesso

Reestruturação Empresarial

Participei de muitas reestruturações empresariais na minha carreira, e várias vezes notei os mesmos problemas, independentemente do motivo ser uma crise relativamente menor ou a ponto de uma recuperação judicial.

Aqui estão os dez passos que precisam acontecer durante qualquer grande ajuste nos negócios e algumas das armadilhas para evitar ao longo do caminho.

Reestruturação Empresarial
  1. Avalie a situação: Antes que uma restruturação empresarial bem-sucedida possa ser implementada, é crucial entender o que levou a empresa onde ela está agora. Desde que os produtos ou serviços da empresa sejam competitivos, as questões que afetam o desempenho de uma equipe de vendas podem variar desde uma má gestão, a um processo de vendas ineficaz, o que é causado por uma série de fatores. O insight pode ser obtido aproximando-se da força de vendas da empresa, processos de vendas e clientes, para determinar por que as vendas não estão progredindo conforme o plano.
  2. Contrate consultores: Equipes de gestão ineficazes costumam dizer que precisam de mais investimentos para corrigir o declínio do negócio, mas jogar dinheiro em um problema não funciona. Quem criou o problema em primeiro lugar, não saberá como corrigi-lo, então fornecer-lhes mais recursos é um erro: desperdiça dinheiro e degrada a moral dos funcionários.
  3. Meça o desempenho: Os indicadores não devem apenas dizer aos líderes da empresa onde eles estiveram, mas também devem ser usadas para medir o desempenho futuro. O planejamento deve ser capaz de descrever claramente como as métricas utilizadas demonstrarão os resultados futuros.
  4. Defina uma cultura vencedora: As empresas que precisam de uma reestruturação geralmente têm uma cultura corporativa mal definida. Quando uma empresa está mapeando águas ásperas, é imprescindível que a equipe de vendas abrace uma cultura unificada, que definirá o sucesso.
  5. Conheça seus valores fundamentais: No coração da cultura estão os valores fundamentais que uma empresa abraça. Os valores fundamentais são como os “Dez Mandamentos”. São declarações de ação simples que definem os princípios em que a empresa acredita, e não declarações difusas que podem ser interpretadas por capricho da gestão. Elas devem ser publicadas e divulgadas por toda a empresa. Os funcionários devem entender o compromisso corporativo com eles, e que a ação disciplinar seguirá sua violação.
  6. Gerencie seu recurso mais valioso com cuidado: As pessoas são o componente mais importante de qualquer organização. Poderosos grupos de investimento não investem em empresas; eles investem em pessoas. Em uma reestruturação de negócios, é importante identificar quem permanece em sua posição atual e quem deve encontrar uma posição em outro lugar. No entanto, a maioria dos empreendimentos em falência tem métodos ruins de medição de resultados individuais, por isso deve-se ter cuidado neste processo seletivo. Fazer essa determinação é fundamental; gestores poderosos cercam-se de alto desempenho.
  7. Identifique os artistas de alto desempenho: A longo prazo, não é tanto quem você demite como quem você contrata. Para manter os funcionários de alto desempenho, você deve garantir que eles possam confiar na palavra da administração, que a gestão tenha seus melhores interesses no coração, e que a gestão esteja comprometida com a distinção em tudo o que eles fazem. Os líderes de alto desempenho querem estar em uma equipe vencedora, e se eles acham que a gerência não pode conseguir isso, eles vão procurar emprego em outro lugar.
  8. Faça o controle dos danos: Quando as empresas falham, a moral e a confiança dos funcionários corroem, e muitos líderes de alto desempenho procurarão emprego em outro lugar. Nessas situações é imprescindível que uma nova visão para a empresa seja formulada e efetivamente comunicada a todos os colaboradores.
  9. Crie uma nova visão para o futuro: Não espere que seja uma tarefa fácil. A maioria dos funcionários acredita que eles estiveram no caminho certo, e eles vêm o fracasso da empresa como resultado da ineficiência de outros departamentos. Quando a nova visão é comunicada, espere que os funcionários se encontrem em três categorias: (1) aqueles que a abraçam com entusiasmo; (2) aqueles que se sentam em cima do muro para esperar e ver como vão as coisas, e (3) aqueles que não compram, que resistem à mudança e são abertos e verbais em sua oposição. Quanto mais cedo a gestão resolver esses dois últimos grupos, melhor. Os “indecisos” e os “resistentes” devem rapidamente reverter suas posições e apoiar entusiasticamente a nova visão – ou encontrar emprego em outro lugar. Quanto mais cedo a gestão converter esses grupos, melhor.
  10. Desenvolva um plano estratégico: Depois que uma equipe de gestão da reestruturação estiver constituída, um planejamento estratégico eficaz pode começar. O processo deve incluir os membros da alta administração que serão responsáveis pela implementação do plano. As sessões de planejamento não devem ser realizadas em sigilo, pois os colaboradores sempre descobrirão que a administração está realizando uma reunião importante e ficarão desconfiados do motivo da reunião. Ninguém gosta de reuniões secretas que podem definir seu futuro, e os colaboradores operacionais são especialmente sensíveis a isso. Após a finalização do plano, todas as equipes devem ser prontamente informadas sobre o resultado e como o plano afeta seu futuro. Empresas poderosas têm planos estratégicos sólidos e efetivamente conquistam a adesão dos colaboradores.
Por Sidney Shiroma, sócio da Fagus Consultoria, com mais de 20 anos de experiência em reestruturações emrpesariais.

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